No momento, você está visualizando Qual a diferença entre ferro e aço?

Qual a diferença entre ferro e aço?

O ferro é um elemento químico, enquanto o aço é um material formado por ferro e carbono, outro elemento da tabela períodica.

Portanto, as diferenças se baseiam na mistura do ferro com carbono, que dá origem ao aço. Por sua vez, ferro é um elemento puro e está presente, inclusive, no sangue.

O que é ferro?

O ferro é um metal e um dos elementos mais abundantes no Universo. O núcleo da Terra, por exemplo, é formado quase que inteiramente por ferro e níquel.

Há evidências do uso de ferro há 4 mil anos, presentes em ornamentos produzidos no Antigo Egito. Mas foi por volta de 1200 a. C., que se iniciou a Era do Ferro.

A partir de então, o metal passou a ser amplamente utilizado e difundido para a fabricação de ferramentas e armas.

Para a sua utilização, é feita a retirada da natureza de minérios de ferro. Estes passam então por um forno de alta temperatura, possivelmente com outros elementos para ser feita a purificação. Depois, é distribuído na forma de lingotes.

Por ser maleável e tenaz, o ferro é usado para diversos fins. Especialmente na fabricação de automóveis, navios e em estruturas de edifícios.

Atrás apenas do alumínio, é o metal mais abundante na crosta terrestre. Isto porque corresponde a 5% de todo o material na superfície do planeta. Pode ser encontrado em diversos minérios, tais como:

  • Hematita
  • Magnetita
  • Limonita
  • Siderita
  • Pirita
  • Ilmenita

No processo de retirada do elemento destes minerais, o carbono se associa ao ferro de maneira fácil. Por isso, é preciso ser controlado no momento da transformação do minério de ferro. Este controle dá origem a diversas formas de aço.

O que é aço?

O aço é uma liga metálica. É formado principalmente por ferro e carbono, mas para que seja considerado aço, a variação no total de carbono em comparação com o total de ferro deve ficar entre 0,008% e 2,11%.

No entanto, suas propriedades podem variar de acordo com a composição química e a quantidade de carbono associado ao ferro.

A ligação do carbono ao ferro acontece de forma natural. Para que ele seja controlado, no processo de purificação do ferro (retirado de diversos minerais), o calor de 1200ºC e outros elementos são adicionados para originar o aço líquido.

Depois de o aço líquido ser solidificado, se tornará uma liga dura, mas ainda maleável, que serve para diversos tipos de utilização.

Tipos de aço

  • Ferro-carbono: contém menos de 2,1% de carbono na composição;
  • Aço inoxidável: a liga metálica é produzida com crômio;
  • Aço ARBL: a sigla é para Alta Resistência e Baixa Liga;
  • Aço rápido: muito rígido e com tratamento à base de calor, tem maior utilização no fabrico de ferramentas de corte.

No geral, a principal diferença entre ferro e aço se baseia na resistência. A liga metálica é extremamente resistente, mas ainda assim de fácil deformação através de recursos aplicados. Já uma peça de ferro puro é frágil, o que não serviria para as grandes estruturas em que o aço é empregado atualmente.

Apesar de muitos usarem as palavras “ferro” e “aço” como sinônimas, elas são distintas uma da outra, como as diferenças acima demonstram.

Deixe um comentário